terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mesa e Cadeiras Transformadas!

Há mais de um ano que eu queria dar um jeitinho na mesa e cadeiras da cozinha.
Mas isso exigiria tempo, coisa que até então eu não dispunha.
Até que neste feriado de carnaval eu criei coragem... 
E com meu mais novo investimento em mãos (rsrsrsrsrs o compressor de pintura), 
foi bem mais fácil e rápido!!!

Deixe-me apresentar-lhes as ditas cujas: são peças beeem antigas, esse forro aí é de um tipo de veludo... Estava feeeio!!! 
Sem falar que a cor preta das ferragens não combinava em nada com a minha cozinha.
 
Removi os estofados e depois de muito lixar,
as ferragens ficaram branquinhas
com umas 3 demãos de tinta esmalte sintético branca.
Aqui elas estão prontinhas, que diferença, né?!

Agora, deixa eu mostrar como fiz para recapar
o encosto e o assento das cadeiras.
Usei uma forração tipo corvim, impermeável,
na cor laranja, que combina com a minha pia.

Assento:
Cortei  a forração com uma margem de uns 10 cm a mais que o tamanho da base.
 E, com um grampeador de tapeceiro fui fixando entorno,
 deixando os cantos por último.
Não poupei nos grampos.
Cortei as sobras e bati com um martelo em cima dos grampos.

Encosto: 
Foi um pouco mais complicado que os assentos,
 porque eu tive que tirar um molde 
e fazer uma espécie de "envelope". 
Para isso usei o estofado original (sem a capa velha) e risquei no avesso da forração com uma margem de um pouco mais de meio centímentro. 
Em cima desta linha eu passei uma costura, 
deixando a parte superior (que é a mais larga) aberta.
Cortei os excessos e virei para o lado direito.
Introduzi o encosto e com um grampeador de tapeceiro, 
 prendi a parte da frente por trás da peça.
Depois, cortei os excessos da forração e prendi a parte
 de trás bem em cima, com muitos grampos.
Recortei as sobras, e com um martelinho apertei bem os grampos,
 que não aparecem quando a cadeira fica montada.
Então foi só recolocar os estofados em seus devidos lugares, e parafusá-los bem. Usei os mesmos parafusos nas partes que ficavam por baixo ou escondidas e comprei novos parafusos para as partes que aparecem.

Se você for fazer também, deixa eu te dar mais uma dica:
Espere a tinta secar bem!!!
Isto entre uma demão e outra e principalmente antes de montar tudo.
"Santa ansiedade!" 
Palavra de quem quase colocou todo o trabalho a perder...

Mas no final deu tudo certo e eu gostei do resultado.
Acho que a minha cozinha também!!!
Ela até parece mais alegrinha. kkkk

Beijocas


Esta postagem está no mosaico do
 Nesta semana tem maravilhas sobre cozinhas.
Vai lá conferir!

48 comentários:

disse...

Ficou lindo, bem mais alegre... Bjusss

Rita Bartolo Artesanato disse...

Oi Má!
Ficou super bacana. Tbm tenho que fazer umas transformações. Só me falta uma coisinha: TEMPO. Rsrs.Mas eu chego lá.
E como vai a barriguinha ?
Muita saúde pra vcs.
Bjs.
Rita

Ana Beth Lima disse...

Realmente ficou muito mais bonito,que trabalhão hein? mas no final compensou. bjs

vida disse...

Mas esta menina alem de linda é muito talentosa adorei,bjssss

Anônimo disse...

Ficou muito bom ! Da um trabalhão mas vale a pena !

Bejinhos

Saron... disse...

Oi Marilia,
Uau ficou novinha em folha...Bjos

Unknown disse...

Uauu!! Ficou muito legal!!
Sabe que aqui, uma amiga pagou cerca de 90 reais pra forrar quatro cadeiras e somente os assentos!
Parabéns!

Eliane Oliveíra disse...

Ficou perfeito!
Estou querendo fazer o mesmo com os meus estofados da sala mas o tempo pra isso ainda não consegui.
Bjs!!!
Eli

Geh disse...

Miguxa super ADOREI!!!! Estou me preparando para transformar minha mesa e cadeiras também. Também escolhi o laranja!!!
Parabéns!!!

B-jokasssssssssssss

Paula Almeida disse...

Oi Má,
nossa, realmente mudou muito, ficou linda e bem mais alegre. Todo o trabalho compensa, né?
Parabénss!!

Lisyê disse...

Daqui uns dias tua cunhadinha aqui vai fazer a mesma operação na mesa e cadeiras aqui de casa... só estou esperando tempo, inspiração e encontrar o tecido que me agrade para o sofá e cadeiras...
Ficou lindo teu trabalho.
bj

madeira em forma disse...

Marilia, você e suas artes. Sua mesa e cadeiras ficaram fashion "nos úrtimoo". Adorei o trabalho. Faz tempo que penso em comprar compressor e pistola, mas não gosto de tintas tóxicas, com solventes fortes. Mas agora temos opções à base d'água, né?! Não adianta, sou ogra mesmo. hehehe...
Também genhei um grampeador, mas nunca usei, e olha que tenho mais de 10 cadeiras para estofar. Casa de ferreiro...
Abraços

Criativa disse...

Oi querida... vim dar uma espiadinha no teu blog e adorei!! Já estou seguindo!
Se quiser fazer uma visita ao meu, fique à vontade: http://guriaprendadaatelie.blogspot.com
Um beijo.

Anônimo disse...

Ficou ótimo.
Parabéns!!

Um beijo, Flávia.

Lucia Bara disse...

Oi Marilia
Vim te conhecer através do mosaico da Re e estou amando e ficando por aqui, fiquei apaixonada pelas mandalas.
Beijos e bom final de semana.
hptt://cafeecetim.blogspot.com


Ps; Quando quiser venha tomar um café e muito carinho espera por você.

Anônimo disse...

Oiê! Tem selinho para você lá no meu blog!
Bjus, Nane

Thays Travassos disse...

adorei as arteirices...rsrsrs muitas coisas legais as mandalas então são simplesmente maravilhosas...parabéns estou seguindo, viu... me visita e segue tbm... um super bjo!!!
http://thaystravassos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei o resultado!
Com criatividade nada se perde , tudo se transforma!!

Uma excelente semana para ti!

Anônimo disse...

Seja muito bem vinda ao meu cantinho!
Adorei o seu espaço!!

Bjs

Cidália Artes disse...

Que luxooooooooooo!!!!!!!!!!!!!

ANDRÉA disse...

Passei pra deixar um abraço bem apertado
Andrea

Juliana Andrade disse...

Ficou linda!!!!! Deu um ar de leveza e simplicidade.

Bjs,

Lar doce Lu disse...

Muito demais a transformação!!!
Preciso de uma coragem dessas pra transformar minhas cadeirinhas, rsrs.

Socorro disse...

que artista vc é.
amei! sera se eu tenho coragem?! sei la...

Nina disse...

Nossa, ficou mt melhor! sem duvida.
Parabéns pela coragem,eu ainda nao arrisquei mudar forro de nada. Mas morro de vontade.

familiacomarte disse...

Que belo trabalho..nada como dar cara nova a algo que amamos né..ficou muito bom tô vindo do mosaico..não participei desse pq ainda não tenho cozinha. Beijos

Jaluza Scrap disse...

Ficou perfeito!!
Parabéns querida.

ANDRÉA disse...

Vc é sensacional mocinha!!!!
Bjs
Andrea

Sol disse...

Com o seu PAP vou tentar fazer em minhas cadeiras.Muito bom.
Sol

Arielli Yoshi disse...

oie amei os resultados !!

bjkx

Unknown disse...

Ficou sensacional!

Unknown disse...

Nossa,ficou ótima.Vou tentar tbm,hehe.
bjs de Fernanda do mosaico.

Anônimo disse...

Olá que bom te ver por lá menina!
Adorei sua visita.
Estarei sempre por aqui, vendo tudo.
Essa arte em sua mesa foi ótima, renovou tudo!
Beijos e boa noite

Andrea e Maki disse...

Oi Má vim te conhecer e estou te seguindo, amei suas cadeiras, ficaram lindas mesmo! Também sou como vc, tenho sonhos de consumo nada convencionais, tipo serra tico-tico rsssss, vc não é a única, achou mais uma doida aqui! Beijo enorme, até mais, ANdrea

Drika disse...

Adorei teu blog,ideias ótimas,te convido a conhecer o meu cantinho,bjs
http://atelieeartesdadri.blogspot.com/

ilka castro disse...

amei seu blog já estou aki viu bjos,parabens pelo nosso dia.

Di Rodrigues disse...

Oi! Tem selinho pra vc no meu blog.
Bjs.

Duas Moças Prendadas disse...

Oi Mrília !
Estamos passando pra te dar um oi e pra avisar que tem selinho, e brincadeira , com muito carinho pra você no Duas Moças !
Tá aqui o link do post
http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/2012/03/interagindo-com-blogosfera-7.html
Beijo no coração!
Lílian e Vera

Roseli Franco disse...

Olá Marília
Vim fazer uma visitinha e amei a transformação que você fez.Parabéns.
Uma linda semana
Beijo
Roseli

Cacau disse...

Ficou um arraso!!!!! Amei.
Bjs

Divin@ arte disse...

Adorei a dica, me deu animo pois, recortei os tecidoas da minha cadeira mas não forrei ainda. Parabéns. Bjú

Unknown disse...

Olá
Agora que te descobri, através do Mosaico da Re.
Parabéns pela transformação, a mesa e cadeiras ficaram novas. Eu também amo fazer este tipo de trabalho.
Bjos
Mana

amor perfeito croche disse...

oi querida adorei o seu cantinho, adoro mulheres corajosas, que acabam encorajando a nós tb, que deus abençoe os seus dons, visite o meu cantinho eu ja to seguindo vc uma mulher de fibra, vou ficar feliz se me seguir....
bjokas
http://amorperfeitocrochet.blogspot.com

Má! disse...

Oi Marilia!
Vi vc no mosaico e adorei essa transformação, ficou muito linda, parabens :)

Bjo Bjo

Anônimo disse...

Nossa vc é muito criativa...! Parabéns, ficou ótima!

Te encontrei atrav´pes do mosaico da Re.

Bjks

http://casinhadamona.blogspot.com

Luzia Lira Pedagoga disse...

Ficou lindo! E que coragem! Parabéns!



Bjos Luzia

Coisas de Menina disse...

FICOU LINDA, POSSO POSTAR NO MEU FACE??

kk disse...

VOU VER SE CRIO CORAGEM PRA FAZER O MESMO COM MINHAS CADEIRAS, COM SUAS EXPLICAÇÕES PASSO-A-PASSO, FIQUEI ENCANTADA COM TUDO O Q SE PODE FAZER SOZINHA! DEUS ABENÇOE SEMPRE ESSE TALENTO, E Q CONTINUE DIVIDINDO COM O MUNDO O SEU APRENDER E CONHECER!!PARABÉNS!!

Postar um comentário